sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O Universo Encantado das Fadas – Parte 1

O Mundo Feérico das Fadas
A palavra fada vem do latim fata, que deriva do vocábulo fatum, que significa fado ou destino.
A palavra fada define um ser fantástico, com forma de mulher, a qual se lhe atribuem poderes mágicos.
Tradicionalmente, definem-se como a representação, numa escala reduzida, das antigas divindades celtas; outras teorias dizem que são uma raça de seres sobrenaturais, uma manifestação de crenças sobre a alma, espíritos da natureza, etc.
No folclore inglês, o termo fada refere-se a um amplo número de seres feéricos: elfos, dragões, sereias, selkies e outros.
Segundo a região que habitam os seres feéricos, podem adotar diferentes nomes: os Brownies, duendes que ajudam nas tarefas domésticas, são parentes dos Bwca de Gales e os Bodach, das Higlands Escocesas.
O Séquito das Fadas Boas e das Fadas Más
Entre os seres feéricos existe uma divisão fundamental, que diferencia as fadas boas, conhecidas pela nobreza de suas obras, das fadas más.
O Séquito Maldito, refere-se as fadas malignas, que utilizam feitiços maléficos para obter seus propósitos; um exemplo disto é a Fada Azul, da Bela Adormecida.São sempre desfavoráveis para os humanos e até podem utilizar seus famosos “golpes de elfos” contra homens e animais.
O Séquito Abençoado, refere-se as fadas bondosas, sendo que suas atividades consistem em doar pão -símbolo da Vida- e sementes de trigo aos pobres, e ajudar aos seus favoritos, entre outras coisas.
Desfrutam dos banhos de água pura e leite, adoram a música, e embriagam-se com o perfume das flores.Com as suas danças formam anéis feéricos e celebram o nascimento dos novos brotos das plantas.
As fadas do Séquito Abençoado, além de se divertir, dançar e cantar, realizam todo tipo de afazeres domésticos, como tecer e cozinhar.
As origens do termo fada, aludem a uma força poderosa que atua sobre os demais seres, em especial ao que se refere ao destino deles.Por esse motivo desde a antiguidade, são invocadas, para que através de seus poderes mágicos esclareçam o presente e revelem o futuro dos seres humanos.
O Séquito Abençoado
De todos os seres feéricos, são doze as fadas deste séquito, e seus nomes são os seguintes:
· Lull, a fada protetora.· Licke, a fada cozinheira.· Skilly, a fada capturada.· Sili Ffrit, a fada que conhece os nomes secretos.· Sib, a fada porta voz.· Habetrot, a fada fiandeira.· Gille Dubh, a fada dos bosques.· Gull, a fada arteira.· Pinch, a fada das mudanças.· Cluricaune, a fada solitária.· Aine, a fada do lago.· Mab, a Rainha das fadas.
Cada uma possui caraterísticas próprias; a hospitalidade é uma das virtudes valorizadas pelas fadas, por isso devem ser bem recebidas: um lar limpo, recém varrido, com um tranquilo fogo no inverno crepitando na lareira, e boa ventilação na casa no verão, assim como também água fresca para beber, leite, pão fresco e macio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário