quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A Ametista

A ametista é uma das pedras com maior utilização, tanto em cristaloterapia como em joalharia, sendo a preferida de muitas pessoas que se dedicam aos cristais. Além de ter uma longa tradição cheia de simbolismos, é uma pedra que pela sua simples presença consegue acalmar, harmonizar e melhorar qualquer ambiente.
As ametistas eram famosas no Egipto e na Grécia Antiga, onde eram utilizadas para tratar dores de cabeça, combater o alcoolismo e também ajudar a recuperar das ressacas. O seu nome deriva do grego e significa qualquer coisa como "não ébrio". Na verdade, a ametista é tão especial que figura na mitologia...
Ametista foi a pobre vítima da fúria de Diónisos que, assediando-a e sentindo-se desprezado, quis vingar-se dela lançando-lhe tigres enraivecidos. Ametista era sacerdotisa de Artémis, deusa da caça e da castidade que, vendo a sua serva em perigo, a transformou num cristal límpido e puro. Imediatamente Diónisos foi tocado pela luz incorrupta daquela pedra e, arrependido da sua ira, verteu o seu vinho sobre ela, dando-lhe a cor e o poder de agir nos seus domínios.
O mito aponta claramente para a natureza deste cristal. A sua cor violeta ou púrpura relaciona-se com os chakras superiores, frontal e da coroa. A sua vibração é extremamente subtil, porém incisiva. O seu uso como cristal mágico é antigo e bem enraizado em diversas tradições.
Algumas das suas aplicações:
- promove a paz e a harmonia
- limpa e energiza ambientes e pessoas
- é excelente para a confecção de elixires
- é uma das pedras mais importantes em cristaloterapia
Ao nível psicológico:
- promove uma clara contemplação do Eu
- combate as depressões e estados de auto-negação
- expande a consciência
- modera as paixões
Em Magia:
- melhora as capacidades intuitivas
- auxilia à meditação
- é uma excelente pedra para programar.
- é usada em numerosas preparações, amuletos, talismãs e outros objectos mágicos
Cuidados e métodos de limpeza
Apesar de ser do grupo dos quartzos e, portanto, bastante dura, esta pedra tem um ponto fraco: é sensível ao calor. Suporta bem a limpeza com água, mesmo salgada, no entanto, não deve ser energizada ao sol pois tal poderá descolorá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário