terça-feira, 13 de outubro de 2009

QUARTZO ROSA

O quartzo rosa é conhecido como a pedra do amor e da amizade. É um dos quartzos mais utilizados em cristaloterapia devido aos seus efeitos calmantes e harmonizantes.
Não é por acaso que o quartzo rosa é associado aos signos Touro e Balança, pois as palavras que melhor o definem são, justamente, "estabilidade" e "harmonia". Esta pedra é utilizada deste tempos remotos e todos os registos que chegaram aos nossos dias sublinham este ponto, tão evidente que nunca pôde passar despercebido. O "Amor" que o quartzo rosa nos traz é literalmente infinito, pois mostra-nos todas as suas facetas: o amor fraternal, o amor romântico, o amor platónico, o amor de mãe, o amor erótico... e em todas estas manifestações, a vibração que nos transmite é estável, constante e capaz de elevar a nossa consciência perante os sentimentos.
Como dito acima, o quartzo rosa é uma das pedras mais úteis em terapia. Tanto é usado devido às suas propriedades curativas, como é também a melhor pedra para reequilibrar o sistema de chakras de um paciente sempre que este sente desconforto durante um tratamento. É sabido que nem todas as pedras utilizadas em cristaloterapia são suaves, algumas são bastante fortes, chegando mesmo a ser agressivas para pessoas sensíveis ou fragilizadas. Nestas situações, devem ser imediatamente removidas e substituídas por quartzo rosa. Muitos terapeutas, nos quais me incluo, fazem regra da utilização do quartzo rosa sobre o plexo cardíaco em todos os esquemas de cristais, como medida preventiva contra possíveis perturbações energéticas.
Algumas das suas aplicações:
- estabiliza o fluxo energético em geral e do plexo cardíaco em particular
- resolve insónias, pesadelos e outras perturbações do sono
- melhora o sangue e reforça o sistema circulatório
- na forma de elixir, é um excelente desintoxicante
Ao nível psicológico:
- é uma "pedra de resgate" que pode ser usada em emergências, para acalmar estados de choque ou outras situações particularmente tensas
- ajuda ao amor próprio e elimina a depressão
- harmoniza as paixões e promove a estabilidade
- é muito calmante e por isso indicada para pessoas nervosas ou que vivem períodos de stress
Em Magia:
- como "Pedra do Amor" é, naturalmente, muito usado para feitiços de amor e de amizade, para reconciliações, para paz familiar e para harmonia em geral
- como todos os quartzos, é excelente para programação*
- é utilizado como amuleto contra a infertilidade, bem como para proteger as mães e os recém-nascidos
Cuidados e métodos de limpeza
Como todos os quartzos, tem dureza 7 (numa escala de 1 a 10), ou seja, é uma pedra dura que pode ser limpa por qualquer um dos métodos descritos no artigo sobre métodos de limpeza. O quartzo rosa é ligeiramente sensível aos raios UV, podendo perder alguma da sua beleza se for deixado demasiado tempo ao sol.
*Coloquei este asterisco porque não posso deixar de contar esta história tão engraçada, envolvendo quartzo rosa e feitiços de amor...
Era uma vez uma certa bruxinha que se sentia muito sozinha e procurava um namorado. Ouviu dizer maravilhas do quartzo rosa e, um dia, resolveu programar um cristal sem, no entanto, ter aprendido o bastante sobre o poder da Palavra... A bruxinha lá fez o seu ritual, muito concentrada, programou o seu cristal com uma ideia muito clara: "traz-me amor, alguém que goste de mim". Não passou muito tempo e tudo começou a acontecer... um após outro, iam aparecendo rapazes, uns que a bruxinha já conhecia e outros que se cruzavam no seu caminho pela primeira vez - todos muito encantados. Choveram convites para jantar, cinema, um mandava-lhe poemas, outro enchia-lhe o telemóvel com sms, outro, que era aviador, queria levá-la para uma volta ao mundo... A bruxinha ficou muito contente com a eficácia do seu feitiço, pensou "quartzo rosa funciona mesmo!" mas, à medida que ia recebendo toda esta atenção, não tardou a perceber que nenhum dos candidatos era o que ela queria. Passadas algumas semanas da experiência, a bruxinha já só pensava "como é que me livro deles sem ter de mudar de país??". Nada como desprogramar o cristal: uma noite no sal, vários banhos de água corrente e fé que as coisas acalmassem por fim... O que tinha falhado? Nada. O cristal guardou exactamente o que tinha sido projectado durante a programação. Não lhe tirou nem lhe juntou qualquer vírgula: os cristais não interpretam o que lhes dizemos. Finalmente fez-se luz e a bruxinha compreendeu que tinha deixado tudo ao deus-dará. Não tinha dedicado nem um momento do seu ritual a visualizar o que desejava de facto, não tinha reflectido sobre as características que o seu "príncipe encantado" deveria ter - não admira, portanto, que tivesse recebido um carregamento de sapos! A partir desse dia, a bruxinha passou a dedicar mais tempo ao auto-conhecimento, descobriu que é vital saber o que se quer. Resta dizer que, por sorte (ou talvez graças aos poderes de harmonia do quartzo rosa) não foi preciso brigar com nenhum dos sapinhos e tudo se resolveu em paz e amizade mas... ficou a lição: é importante formular bem os programas porque o quartzo funciona - às vezes até bem demais :)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário