quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O Olho Turco

Também conhecido como "Olho Grego", é um dos mais conhecidos amuletos de protecção contra o mau-olhado, a inveja e toda a espécie de malefícios. O símbolo do Olho é muito antigo e remete para um dos arquétipos mais fortes do imaginário humano - o "Olho Que Tudo Vê", representação da omnisciência divina ou, por outras palavras, da Lei da Causa e Efeito que a tudo regula e à qual nada escapa.
As representações mais antigas do Olho foram encontradas no Egipto e são datadas de 3000 a.C. (início da Primeira Dinastia). Ao que tudo indica, este amuleto teve origem no Olho de Hórus, tendo sido um dos mais populares ao longo de muitos séculos e não só no Egipto. O seu uso difundiu-se às sociedades islâmicas e às comunidades cristãs da Grécia e da Arménia e, assim, passou do Médio Oriente para a Europa e daqui para o novo Mundo. Em Portugal, por exemplo, são conhecidos os típicos barcos da Costa da Caparica, como os seus olhos na proa para que escapassem aos perigos do mar e trouxessem os pescadores sãos e salvos de volta a terra. É curioso que a tradição popular ainda afirma que este costume de pintar olhos nos barcos foi trazido para Portugal pelo mítico Ulisses que, por sua vez, o trouxera do Egipto.
O facto de o Olho ter cruzado tantas culturas faz com que seja frequente vê-lo na companhia de outros símbolos, tais como o Selo de Salomão, o Hamsa, a Ferradura ou a Cruz Cristã. Cada povo integrou-o na sua mitologia e associou-lhe as suas próprias particularidades. Aqui vemos uma representação associada à pirâmide - uma combinação típica da Maçonaria que se encontra nas notas americanas de 1 Dollar.
Popularmente, o Olho é usado para proteger pessoas, residências e espaços comerciais. É vulgarmente encontrado pendurado nas entradas, virado para a porta. Nos meios profissionais, onde nem sempre é conveniente evidenciar símbolos místicos, são colocados sob o balcão ou sob as mesas de trabalho. Alguns exemplares mais pequenos são usados no corpo, presos à roupa, dentro do bolso ou da carteira. São também muito frequentes as jóias e bijuterias com representações do Olho, usadas por homens, mulheres e crianças em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário