quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Porque a Wicca não é celta, mas o Paganismo Europeu foi por eles desenvolvido

A maioria dos pagãos associa de forma automática a Wicca aos celtas, e raramente raciocinam além disso. Mas a realidade (pelo menos até agora o que se pode provar...) é que muitos dos Mistérios foram apenas desenvolvidos pelos celtas. Desenvolvidos sim, mas não criados. Muito do que associamos aos celtas tem sua origem não em suas crenças, mas sim em ensinamentos de outros povos, principalmente mediterrâneos, posteriormente absorvidos por eles.
Sabemos que o povo celta foi inicialmente formado por tribos nômades e pastoris. Partindo do sul do leste europeu (desde a atual Ucrânia à Romênia e Bulgária) foram se instalando em regiões férteis da atual França, Espanha e Portugal e finalmente às Ilhas Britânicas, para o trabalho pastoril, a caça e coleta.
Encontraram então, no norte da Itália, os etruscos, povo bastante desenvolvido na época, com tecnologias para agricultura, desde sofisticadas operações de extração de metais até sistemas de irrigação. Os celtas porém continuaram em sua imigração rumo ao norte. Mas aí já houve este primeiro contato e os celtas abraçaram os mistérios etruscos e os incorporaram a seu próprio sistema de crenças, ainda muito fortemente enraizadas na cultura neolítica do culto da Deusa Mãe. Tornaram-se povos comerciantes, sempre seguindo para o sul em busca das riquezas etruscas. Foi por intermédio desse primeiro contato que os celtas tomaram conhecimento da religião e da cultura mediterrânea.
Mas a grande mudança na estrutura da religião celta se deu com a invasão do Império Romano. Como os romanos eram liberais quanto à religião dos povos vencidos, os celtas continuaram com suas crenças, porém em 400 anos de invasão romana toda a cultura celta foi "romanizada". A partir daí é que os Mistérios, como conhecemos, podem ser caracterizados como celtas.
Anteriormente os celtas criam puramente no Animismo, na Deusa (não como suprema, mas semelhante à grega Gaia...) e em divindades ancestrais. Isto sim pode ser caracterizado com algo puramente celta. A visão matrifocal da Divindade ao invés de um panteão comandado por deuses masculinos, como nos gregos e romanos.
Mas a visão celta da Deusa não é a mesma que a maioria das correntes pagãs têm atualmente. Para os celtas, a Deusa tinha vários aspectos sim, mas praticamente todas as suas manifestações eram versáteis. Rhiannon é a virgem, mas também é Mãe e a Senhora da Morte. Brigith é o fogo sagrado, mas também a ceifadora da vida. Cerridwen é a Sábia Anciã, mas também é a Mãe que persegue Taliesin.
Esta foi a grande contribuição celta ao paganismo. Ao incrementar sua visão Dealógica, aos mistérios mediterrâneos. Dessa alquimia é que a Wicca pode se considerar originada.
Transformações de todos os tipos são parte integral do paganismo celta, seja com nomes, heróis, eventos ou locais. Mas há elementos no atual paganismo que são exclusivamente celtas:
A mitologia matrifocal, mesmo em tempos em que o politeísmo helênico tinha migrado ao patriarcado.
A utilização do Caldeirão dentro dos Mistérios da Transformação, Renascimento e Inspiração. O Caldeirão como símbolo do Útero da Deusa.
As quatro principais festividades. Samhain, Beltane, Lughnasa e Imbolc. Dentro das Religiões Mediterrâneas, a divisão era puramente centralizada nos soltícios e equinócios. Apesar dos celtas terem total domínio de astronomia, sempre voltaram à Terra ( por exemplo, Ostara só era comemorada quando a primeira flor surgisse).
A visão reencarnacionista sem punição, sem busca pela perfeição, sem necesidade de evolução.
A crença dos senhores dos elementos como guardiães e conselheiros (entre os helênicos e etruscos, existiam apenas a visão de quatros seres dos ventos, mas não com a mesma importância de nossa cosmologia). Isso é facilmente visto se analisarmos que do centro da Europa (Gália – atual França), ao norte ficam as montanhas, ao sul o calor do equador africano, ao ocidente o oceano atlântico e ao leste as correntes de ar da Rússia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário