sábado, 17 de abril de 2010

Wicca - Um Caminho com o Coração


A Wicca está se ampliando em todo o mundo.

É natural que com isso atraia vários tipos de reaçòes, desde pessoas que estão dentro do próprio movimento , como de outras pessoas que estao em outras correntes mágicas e querem de alguma forma provar que suas versões de realidade são "superiores" ou "mais poderosas".

Mas o fato é que independente disso a Wicca cresce, ganha espaço em midia e isto é um bom sinal, pois estamos falando de tornar acessível a muitas pessoas uma abordagem da realidade alternativa a este modelo dominante que aí está.

É óbvio que nunca se revelará um segredo da ARTE em público, porque a NATUREZA faz isso todos os dias, a cada instante, revela segredos profundos, mas para quem não sabe ler, nada significa.

Assim, acreditar que revelar uma cerimônia ou uma palavra é revelar a ARTE me parece o medo de quem tem mais crença na forma que na essência.

O paganismo está crescendo, como pagão em ato, em cada ato de minha vida que procuro realizar com paradigmas pagãos, me sinto a vontade novamente.

Cada vez que vejo um rito de pagãos acontecendo em praça pública, pouco importando se a mídia, essa hidra de lerna, leva a sério ou não, eu sorrio, feliz, sinto que através dos véus do tempo posso ir até diferentes momentos no tempo e espaço e sussurrar a homens e mulheres valorosos que estão sendo torturados(as) ou mortos por causa da magia:

"Coragem, vencemos!"

Pois estamos crescendo, estamos voltando e como o Sol primaveril voltamos com a beleza do renascimento, numa terra árida , sequiosa de alegria e vida, voltamos com a força dos gêmeos das lendas nativas, o garoto e a garota que trazem o pólen , o grão, que ao se tornar semente é a promessa da vida que se renova.

TEmos não apenas o direito mas a necessidade de buscar modelos alternativos da realidade, de buscar novos paradigmas para orientar nossas vidas.

As instituições estão falidas, não realizaram o que prometeram, manter-se atrelado a elas é partilhar de sua senilidade e imcompetência existencial.

O modelo de realidade que domina o mundo não fez do ser humano alguém mais feliz, mais equilibrado ou mais em harmonia com o meio no qual vive, não gerou sociedades onde o respeito a vida prevalece.

Este mundo caótico que aí está, vendido falsamente como o ápice da evolução humana, é o resultado destes paradigmas que transformam o ser humano em coisa, em mercadoria e passamos a acreditar que podemos comprar tudo nas prateleiras deste vasto supermercado que o mundo foi transformado.

Governos incompetentes geram crises para desviar a atenção do jogo corrupto de poder dos senhores feudais que jogam com seus votos de cabresto para se manter no poder, da violência direta ou indireta para eliminar desafetos, quem ouse discordar e da mídia para manter confusa, amedrontada e neurotizada uma população que poderia cumprir o mítico destino destas terras lendárias, estamos em Hybrasil, mas que continua mendigando por migalhas de um todo que nos pertence.

Paganismo é uma postura existencial revolucionária, é um questionamento radical de tudo que temos por real, por fato, por método e sistema de vida, é reavaliar nossa relação com toda nossa realidade.

Separas pelo menos o lixo orgânico do inorgânico em tua casa?
Algo tão simples e são os atos simples que revolucionam o mundo.

A magia começa imperceptivelmente, mas o fato é que ela sempre este ali, tu é que não estavas onde a magia está :
Aqui e Agora!

Ficamos a vida toda vagando em futuros ansiosos ou em passados rancorosos e perdemos a chance de estar no único momento efetivo onde tudo ocorre, AQUI e AGORA.

Temos que existir antes de mais nada, seres diluídos, projeções de estilos de raciocinar, emocionar e reagir que implantaram acabam se destroçando na magia, trazendo a tona seus destemperos e pondo-se a mercê de tolices que já arrazaram mais de um(a) candidato(a) à liberdade.

Fico vendo as pessoas brigarem nos pontos que me parecem de menor importância.

Você pode comprar um cristal em uma loja, mas a magia para despertar a essência que dorme naquele cristal, esta só pode brotar de teu peito, só pode brotar da tua vontade, da tua intenção.

Podes comprar um caldeirão numa loja mas não podes tornar teu caldeirão uma projeção do útero da Deusa se não fores uno (a) com ELA.

E esta conexão com a ETERNIDADE não pode ser vendida, nào pode ser comprada, portanto é muita tolice ficar brigando porque existe comércio envolvendo produtos, objetos que para nós, bruxos e bruxas são sagrados.

O que importa é que não negociamos almas, não somos convertores, somos homens e mulheres livres, livres para viver como quisermos, para nos conectarmos a TOTALIDADE como quisermos, para amar como quisermos, para sermos o que quisermos.

Essa a essência dos caminhos pagãos, LIBERDADE, somos livres.

MAs temos que aprender a querer, temos que ir além do que fizeram de nós para sermos realmente o que somos em essência.

Este é o caminho que os Deuses e as Deusas podem nos auxiliar a trilhar, vivenciando os arquétipos divinos fazemos uma dupla viagem.

Ao mesmo tempo que trabalhamos com os arquétipos existenciais em nós, realizando uma progressiva e harmônica individuação, tam'bem trilhamos um caminho de sintonia e ressonância com as forças da natureza, solares e dos astros e tantas outras que vem da ETERNIDADE e passam por nós.

Por isso podemos dizer que os Deuses e Deusas vivem em nós, ao mesmo tempo que somos parte deles, resolvermos tais forças em nós é também participar de suas realidades que vão além de nossas abordagens racionais.

Por isto como bruxos (as) negamos a superioridade da razão sobre a intuição e consequentemente não julgamos o mito como uma idade anterior ao "avanço sábio" da razão.

A abordagem mítica da realidade é um caminho tão válido como o que se convencionou chamar de ciência.

Precisamos rever os conceitos prontos que temos sobre o paganismo e suas formas de manifestação.

Como já comentei em textos anteriores, para o paganismo, não há um "adorar do SOl."

Essa interpretação atual dos ritos ancestrais é equivocada.

Nossos ancestrais se "sintonizavam" com o Sol, transformador de energias oriundas de mundos diversos.

Um praticante, vindo de sua roça no campo e participando num dos lugares sagrados das festividades de um equinócio ou solstício podia não entender exatamente o que estava fazendo, no sentido racional que damos para o termo entender hoje, mas participava ativamente de um momento mágico, no qual os organismos humanos presentes, eram sintonizados com as forças vindas dos astros, sol e de origens várias, para metabolizar estas energias e levá-las a serem absorvidas pelo ser Terra.

Nossa cultura de escravos pedintes tenta interpretar esses ancestrais ritos com base nas cerimônias modernas, onde escravos pecadores imploram a um deus extra cósmico e punitivo, perdão por seus pecados, cheios de medo.

Temos que trabalhar muito para nos libertarmos desse lixo que imprimiram em nós, para realmente podermos compreender a realidade com a coragem e força que um (a) pagão (ã) o faz.

Cada um de nós tem um cordão de energia que nois liga ao Sol e do Sol ao núcleo galáctico e de lá sabemos prá onde.

Cada um de nós tem linhas de energia ligadas as estrelas que vemos, a TERRA enquanto ser Vivo e Consciente.

Temos que reaprender a manifestar em nós a força plena que possuímos e não nos contentarmos com as visões de mundo que tentam nos impor.

Por isso o movimento Wicca tem nossa total simpatia, nós da TRibo do Arco Íris, um movimento xamânico internacional que luta ativamente pela recuperação dos direitos de expressão e manifestação dos valores ancestrais, perseguidos de forma vil , desde a Inquisição até as modernas manipulações das agências de inteligência, como demonstra um interessante livro chamado "The cultural cold War" .

Temos que deixar de bobagens que tanto dividem as pessoas e nos colocarmos em total presença , em plenitude nos ritos , nos momentos que realizamos a magia maior que é viver, a cada instante, plenamente.

A verdade de nossas idéias é demonstrada em cada ato, em cada momento, em cada instante, atos cerimoniosos em momentos ritualísticos são fáceis de fazer, manter o intento mágico em cada ato do dia, é este um desafio de todo(a) magista, de todo(a) pagão(a):

Em cada momento, sem usar de desculpas, manifestar o que diz crer.
Pois magia é ato.
Meras elocubrações são apenas fantasia.
A premissa básica da Wicca recupera o elo do ser humano com a NATUREZA.
Isso é fundamental, só sobreviveremos se recuperarmos nossa consciência ecológica.

Na Wicca a Consciência ecológica é implicita, pois a NAtureza é viva, é uma das faces da Deusa, assim recuperamos a abordagem orgânica da realidade, perdida pelos condicionamentos da sociedade industrial, com sua coisificação da realidade.

É interessante sentir o elo da tradição na Wicca, por gerações e gerações, (até a década de 50 , bruxaria era crime na Inglaterra) de forma discreta e sutil o saber sendo mantido, o conhecimento transmitido, ritos disfarçados nos usos domésticos, o ato de cozinhar, de varrer a casa, de bordar, os homens mantendo a ARTE em suas artes de carpinteiro, construtores, usando da linguagem de seu ofício com duplo sentido, criando do ato de sua vida uma metáfora para o que não lhe permitiam dizer.

É interessante como os ramos femininos da Wicca foram bem revelados, quando se conta dos caminhos do caldeirão e da vassoura , mas existe também todo um ciclo masculino na Wicca, o caminho dos Dragões, o caminho dos que usam os artefatos de seus ofícios na mesma trilha de liberdade e Sintonia com a DEUSA.

É um papo prá outro momento mas é bom citar isso, temos que tomar cuidado para evitar também uma negação do modelo masculino, pois embora o sacerdote tenha se tornado mercador de almas em tantos ramos, embora guerreiros tenham sido deturpados em mercenários, ainda há quem trilhe os caminhos originais e assim prefiro dizer que esta civilização é "pseudo patriarcal" e não patriarcal, pois patriarcal é um valor interessante, que nada tem a ver com este estado de desequilibrio e dominaçao que caracteriza os "neo impérios" e "neo senhores feudais" dominantes.

Éstamos vivendo nos tempos mágicos da transição, da batalha, da transformação, cabe a cada um de nós se sintonizar com a linhagem que lhe interessa, com sua tribo, com seu clã e optar:

Fazer parte do mundo que está começando, ou parte do mundo que está acabando, nitidamente a nossa frente.

É uma opção que é dada a todos nós, pessoal e intransferível.
A realidade de nossa opção se revela em cada mínimo ato que realizamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário